Lamon

Blog

Como escolher o medidor de fluxo certo?

Como escolher o medidor de fluxo certo?

Existem vários tipos de medidores de vazão disponíveis no mercado, operando em diferentes princípios de medição, em resposta à crescente demanda por esses instrumentos em diversos setores. Como se orientar na escolha do medidor de vazão mais adequado para uma aplicação específica? Vamos ver alguns aspectos importantes a considerar…

Uma olhada no mercado

A escolha correta do medidor de vazão é importante para evitar paralisações da planta, que têm graves consequências também no plano econômico. No processo de seleção de um medidor de vazão, é útil ter uma visão abrangente do que o mercado oferece.
Medidores de vazão volumétrica, pressão diferencial, eletromagnética, vórtice, turbina, efeito coriolis, ultrassom
É importante entender o princípio de funcionamento desses dispositivos e suas características, tendo em mente que pode não haver uma única solução que satisfaça plenamente os restrições impostas por cada aplicação.

 O preço

Freqüentemente, o primeiro critério para selecionar um medidor de vazão é o preço: este é o primeiro erro a evitar! A economia inicial pode acabar rapidamente se o instrumento e seus acessórios exigirem altos custos de instalação, manutenção frequente ou se as medições não forem repetíveis ou até mesmo incorretas.

Os resultados esperados

É necessário determinar se o tipo de informação a ser obtida deve ser contínua ou totalizada, disponível local ou remotamente, para fazer as consequentes avaliações sobre o sistema de transmissão, sobre a frequência de atualização dos dados e sobre a precisão e repetibilidade desejadas da medição.

 O fluido do processo

Os medidores de vazão eletromagnéticos não funcionam com hidrocarbonetos, mas requerem a presença de um líquido com condutividade mínima. Muitos medidores de vazão não são capazes de medir gases ou fluidos multifásicos….
Portanto, é importante conhecer o fluido a ser medido: sua natureza (líquido, gás, multifásico, vapor), suas propriedades (viscosidade, densidade e condutividade), a faixa de temperatura e pressão em que opera e como essas propriedades podem variar ou interagir entre si. Para se certificar de que o instrumento mede com precisão da taxa de fluxo máxima à mínima, você precisa saber a faixa de medição necessária.
Outras informações úteis sobre o fluido são a presença de bolhas e quaisquer partículas sólidas, a tendência de criar depósitos ou se pode ser abrasivo. Outro aspecto a ser considerado é a possível natureza corrosiva do fluido que pode causar a deterioração das partes molhadas do sensor.

 Os requisitos de instalação

As características do sistema e os requisitos de instalação do medidor de vazão também devem ser bem identificados. Alguns medidores de vazão devem ser instalados com uma certa direcionalidade (vertical ou horizontal); outros requerem um certo grau de linearidade do fluxo, ou seja, é necessário evitar turbulências excessivas causadas por exemplo por cotovelos e válvulas nas tubulações, mantendo o número de Reynolds abaixo de um determinado valor: devem, portanto, ser instalados a jusante e a montante de um seção de tubo reto de um certo comprimento. Alguns medidores de fluxo funcionam mal com tubos muito pequenos, outros são incapazes de medir fluidos em tubos maiores.
Também é necessário saber se existem campos magnéticos ou vibrações na área de instalação, se a fonte de alimentação elétrica ou pneumática está disponível, se a área é classificada para risco de explosão ou se existem outros requisitos especiais a serem respeitados, como normas sanitárias como 3AMOCA, EHEDG e FDA.

 As especificações técnicas dos medidores de vazão

Exatidão, repetibilidade, precisão e resolução: devemos nos perguntar quais dessas características dos medidores de vazão têm a maior importância para a nossa aplicação.

A experiência é importante!

Como vimos, existem muitas variáveis a serem consideradas ao comprar um medidor de vazão e listamos apenas algumas.
É certamente aconselhável contar com especialistas do setor: ISOIL Industria é um fabricante e fornecedor em escala global de medidores de vazão para líquidos desde 1958.
Nossos especialistas estão disponíveis para apoiá-lo.

2 comentários em “Como escolher o medidor de fluxo certo?”

  1. Jorge L M Pereira

    Bom dia! Acompanhei uma medição de vazão com medidor de Vazão Ultrassônico Clamp On interligado a um notebook.
    Em virtude deste, solicito informações para aquisição de medidor de vazão de agua em tubulações de incêndio desde 2″ ate 8″.
    Qual medidor mais adequado e preço para esta aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *